
Ainda existem muitas causas que valem o sacrifício, muita História ainda há de ser feita.” Michele Obama
Podemos dizer que boa parte dos Estados Unidos e do mundo ficou deprimida ao ver o casal Michelle Obama e Barack Obama tendo que deixar a Casa Branca e dando espaço a um novo governo americano.
Michele Obama, ao lado do marido, foi protagonista de ações admiráveis ao longo dos 8 anos da era Obama, muitos dos seus feitos provocaram mudanças reais na vida da população e levantaram bandeiras importantíssimas para todos os países.
Você sabe quais são? Pois bem, nós listaremos abaixo, fatos (isto é, acontecimentos ) que são motivos para que toda mulher preta (ou não) tenha excelentes razões para no mínimo admirá-la.
1ª mulher negra na Casa Branca
Como todos sabem, Barack Obama foi o primeiro presidente negro dos Estados Unidos e Michelle Obama, a primeira primeira-dama afro-americana a morar na Casa Branca. Além disso, ela é apenas a terceira primeira-dama da história dos EUA a ter pós-graduação.
Apesar deste fato, que poderia ter gerado resistência em um país ainda racista e segregador, Michelle sempre foi amplamente ouvida, respeitada e nunca deixou de expor suas opiniões. Usa seus discursos para lutar pelas mulheres, por mais igualdade, educação e pelo fim da discriminação racial.
Luta contra a obesidade infantil

Michelle Obama criou um programa intitulado Let´s Move! (Vamos nos Mexer!) para incentivar as pessoas a praticarem atividade física e lutar pelo combate da obesidade infantil, um problema que acomete gravemente os Estados Unidos.
Além der ser a responsável por colocar este e outros projetos em prática, Michelle também participa ativamente deles, praticando atividades físicas com crianças, visitando colégios em bairros pobres e participando de discussões em grupo.
– Advogada formada em Harvard
Para quem não sabe, Michelle Obama foi criada em um dos bairros mais humildes de Chicago, o South Side. Desde sua infância, enfrentou o preconceito e conseguiu entrar em duas faculdades renomadas, Princeton e Harvard. Apesar da origem humilde, os pais de Michelle sempre a orientaram para que não rejeitasse nenhuma oportunidade por faltar de recursos.
Na biografia Michelle Obama, “A Life”, escrita pelo jornalista Peter Slevin, do Washington Post, o escritor fala sobre o preconceito que a agora advogada teve que enfrentar por ser umas das primeiras mulheres negras a estudar em duas das faculdades mais bem conceituadas do país.

– Bandeira do feminismo
Michelle é claramente uma militante em busca de mais igualdade, seus discursos são duros, sobre temas de relevância mundial, mas ela sabe escolher muito bem qual a melhor forma de levar a mensagem que deseja para as pessoas, principalmente quando aborda o sexismo.
Em todas as suas falas, a primeira-dama promove reflexão de uma maneira inspiradora, sem nunca atacar alguém diretamente. O desejo dela é, claramente, o de eliminar barreiras.
E não é só ela quem luta pelos direitos das mulheres na Casa Branca. Recentemente, Barack Obama deu declarações inspiradoras sobre igualdade de gênero e se declarou feminista.

Fracassar é parte crucial do sucesso. Toda vez que você fracassa e se recupera, você exercita perseverança que é a chave da vida. Sua força está na habilidade de se recompor Michelle Obama