10 livros em PDF para quem gosta de psicologia e psicanálise

10 livros para baixar em PDF das três grandes referências da psicanálise e psicologia analítica, Freud, Jung e Lacan, quem gosta de explorar a psiquê humana.

Uma lista que vai desde títulos mais introdutórios até obras mais complexas.

Sigmund Schlomo Freud foi um médico neurologista, psiquiatra e fundador da psicanálise.

Freud começou seus estudos com o uso da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como uma forma de acesso aos seus conteúdos mentais.

Um de seus grandes saltos foi formular a hipótese de que a causa da histeria não era orgânica, mas psicológica. Ele o fez a partir das observações feitas às melhorias dos pacientes do médico francês Charcot. E foi justamente isso que serviu de base para outros conceitos desenvolvidos por ele. Como, por exemplo: o inconsciente.

Publicidade - OTZAds

O pai da psicanálise acreditava que o desejo sexual era a energia de motivação primal da existência humana. Sua obra fez surgir um novo entendimento: do ser humano como um animal dotado de uma razão imperfeita e largamente influenciado por seus desejos e sentimentos. Para Freud, é a contradição entre esses impulsos e a vida em sociedade que gera, no ser humano, um tormento psíquico.

Livros do Freud para baixar em PDF:

O Eu e o Id, “autobiografia” e outros textos (1923-1925)

A Interpretação dos Sonhos 

Totem e Tabu

O Mal-Estar na Cultura

Publicidade - OTZAds

Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica.

Jung elaborou um mapeamento aprofundado da relação do inconsciente com o consciente, através da interpretação (simbólica) dos sonhos. E propôs que o inconsciente se comunicava com o consciente através destas imagens oníricas – e não de forma aleatória. Identificou 4 personagens presentes de forma recorrente nos sonhos: a sombra, a persona, a anima e o animus. E como as mensagens do inconsciente estavam ligadas ao que reconheceu como processo de individuação. O nome significa uma integração da psiquê humana, que Jung entendia estar “fragmentada”.

Desenvolveu também os conceitos de inconsciente e consciente coletivos, arquétipo, sincronicidade, personalidade extrovertida e introvertida. E sua obra permanece de grande influência para outras áreas de conhecimento, como a psiquiatria, estudo da religião, literatura e afins.

Livros do Jung para baixar em PDF:

O Homem e os seus Símbolos

Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo

A Natureza da Psique

Jacques Lacan foi um psicanalista francês que, depois dos estudos em Medicina, se orientou em direção à Psiquiatria e fez seu doutorado em 1932.

Em 1934 ele passou a integrar a Sociedade Psicanalítica de Paris (SPP). E chegou à psicanálise através do surrealismo.

Um interesse peculiar que o motivou foi querer entender o momento em que o bebê humano começa, diferente dos outros animais, a reconhecer sua imagem no espelho.

Jacques Lacan foi um dos grandes interpretes de Freud, propondo um retorno ao mesmo, ao romper com os pós-freudianos. Dando nascimento a uma corrente psicanalítica: o lacanismo.

Publicidade - OTZAds

Livros do Lacan para baixar em PDF:

O seminário. As Psicoses (1955-56)

O Seminário. A Relação de Objeto (1956-57)

O Seminário. As Formações do Inconsciente (1957-58)

Organizado por: Rafael Jordão.
Para mais sobre psicologia, clique aqui.