Separamos uma lista de filmes que foram influenciados (alguns inspirados) pela filosofia de Nietzsche. Se você conhecer outro além dessa lista, deixe nos comentários aqui no site ou no post nossa página no facebook

Sem nenhum exagero, mais do que qualquer outro filósofo. Neste sentido, o propósito desta lista é elencar alguns filmes em que podemos identificar a presença de certos elementos característicos de sua filosofia como, por exemplo, os conceitos de eterno retorno, vontade de potência/vontade de poder, ubermensch, entre outros*.

Também consideramos importante apontar alguns filmes de caráter biográfico afim de destacar certas particularidades sobre a biografia de Nietzsche que, certamente, são determinantes para compreender algumas nuances de sua filosofia. Segue abaixo a lista:

Publicidade - OTZAds

Quando Nietzsche chorou (2007) |

7 filmes que foram influenciados pela filosofia de Nietzsche.

Baseado no extraordinário romance de Irvin Yalom, o longa narra um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Sigmund Freud. Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido, pobre e com tendência suicidas. Breuer é procurado por Lou Salome, amiga de Nietzsche, com quem teve um relacionamento atribulado.

Trata-se de uma oportunidade para conhecer melhor o pensamento e alguns posicionamentos de Friedrich Nietzsche pois, ainda que se trate de uma ficção o filme faz alusão a importantes eventos reais como, por exemplo, certas particularidades do relacionamento entre Nietzsche e Lou Salome, o episódio com o cavalo ao qual o próximo filme desta lista (Cavalo de Turim) também se refere, entre outros…

 A fonte da vida (2006) | Darren Aronofsky

7 filmes que foram influenciados pela filosofia de Nietzsche.

Este maravilhoso longa, se passa na Espanha do século 16, o navegador Tomas Creo parte para o Novo Mundo em busca da lendária árvore da vida. Nos tempos atuais a mulher do pesquisador Tommy Creo está morrendo de câncer, mas ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la. Uma terceira história une as duas primeiras: no século 26, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência.

 O advogado do diabo (1998) | Taylor Hackford

7 filmes que foram influenciados pela filosofia de Nietzsche.

Este sem dúvida é o meu preferido desta lista. Vamos lá para o resumo: Kevin Lomax, advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, contratado John Milton ), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de sua mãe.

Logo no início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann , a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas.

Entretanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e não dá  atenção à mulher, enquanto seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado…

Clube da Luta (1999) | David Fincher

7 filmes que foram influenciados pela filosofia de Nietzsche.

Um dos longas mais impactantes do final dos anos 90. Jack é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda.

Publicidade - OTZAds

Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como  Marla Singer e a conhecer estranhos como Tyler Durden . Misterioso e cheio de ideias, Tyler cria com Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

Ex Machina: Instinto Artificial (2015)” – Reino Unido

7 filmes que foram influenciados pela filosofia de Nietzsche.

A intrigante história de “Ex Machina” foi dirigida por Alex Garland. Quando Caleb, um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman, o brilhante e recluso presidente da companhia, ele nem imagina o que irá encontrar. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan:

Ava, uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que inguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.

À procura da felicidade

7 filmes que foram influenciados pela filosofia de Nietzsche.

Não é uma referência direta a filosofia de Nietzsche, porém, trás conceitos que Nietzsche explorou em suas obra:Baseado em fatos reais, este filme é sem dúvida uma verdadeira lição do poder da resiliência!

Chris Gardner (Will Smith) é um pai que está passando por diversas dificuldades financeiras enquanto luta para conseguir um reconhecimento no trabalho como vendedor de ações. Infelizmente, as dívidas continuam a crescer e Gardner se vê obrigado a abandonar o apartamento e morar na rua, levando consigo Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos de idade. 

Mesmo dormindo em banheiros públicos, estações de metrô, abrigos… A esperança nunca abandonou Gardner, que continuou lutando diariamente para conseguir um futuro melhor para o seu filho. E eis o resultado!

Náufrago (Cast Away)

Naufrago

Vemos aqui, mais um dos conceitos de Nietzsche sendo colocados no cinema. Acompanhamos o sofrimento, desespero e redenção de Chuck Noland (Tom Hanks), um funcionário da FedEx que sofreu um grave acidente e se viu preso numa ilha deserta por 4 anos!

Sem conseguir estabelecer contato com ninguém, Chuck passa os dias tentando sobreviver fisicamente e emocionalmente, sem perder a força e a esperança de que um dia conseguiria voltar à civilização e rever a sua família. 

A interpretação de Hanks está impecável em Náufrago (não é a toa que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator por este filme), conseguindo transmitir todo o sofrimento, desespero e força de vontade de Chuck em superar todos os novos obstáculos que encontrava diariamente.

Publicidade - OTZAds

Ah, temos que frisar que Wilson foi uma grande ajuda para Chuck! 

Por: Wanderson Dutch