Não encare esse esse post como uma receita pronta que poderá mudar sua vida completamente. O que se segue abaixo são conselhos gerais úteis que pode trazer resultados positivos para sua própria vida, caso você comece aplicá-los diariamente.

Também é importante dizer que muitos dessas dicas, muito provavelmente você já conheça, mas dê uma chance a você mesmo e mude.

1. Defina os seus projetos com racionalidade

Certamente alguém já falou isso com você ou você já leu isso em algum lugar. É um clichê que contém muita verdade. Bom, o primeiro grande movimento que você precisa fazer é entender que é necessário definir projetos para colocar ideias em prática. Mas como fazer isso?

Publicidade - OTZAds

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que os seus projetos são aquilo que você quer realizar e que, por isso, você precisará lutar por eles. Eles devem ser amplos e consistentes, até porque são os desejos e sonhos que você deseja conquistar para mudar de vida.

Coloque no papel projetos

Isso mesmo, coloque no antigo papel o que você quer. Faça isso para diferentes áreas da sua vida.

Tente definir um ou dois projetos na área profissional, um na área de saúde e um na área de relacionamentos.

É importante dizer aqui que você pode ter o projeto de aumentar o faturamento da sua empresa, por exemplo. Já na área da saúde, um exemplo de projeto pode ser emagrecer ou abandonar um hábito ruim. Outro projeto pode ser passar mais tempo com a pessoa que você ama, com seus filhos, e por aí vai.

2. Tenha metas. Foque em algo e siga.

É óbvio isso não é mesmo ? O óbvio também precisa ser dito. Com base nos seus projetos, seu segundo passo vai ser estabelecer metas claras. Se você quer ser uma pessoa produtiva e de alta performance, precisa correr atrás de números.

Pare agora mesmo e pense nos projetos como objetivos e nas metas como desdobramentos desses objetivos. A meta deve especificar, quantificar e determinar exatamente o que você deseja conquistar, que é o seu objetivo.

Veja só, se o seu projeto for o aumento dos lucros nos negócios, é essencial definir um número e ir atrás dele. Mas não tente fazer uma revolução repentina.

Publicidade - OTZAds

Vá aos poucos, estabeleça metas periódicas ao longo do trajeto, celebre as pequenas vitórias e se mantenha firme para não largar no meio a jornada rumo à conquista dos seus objetivos.

3. Tenha tarefas diárias para fazer.

Não fique parado, pois isso só vai prejudicar seu progresso pessoal.

É evidente que todos esses projetos só serão realizados por meio da execução de muitas tarefas. Sendo assim, cada meta deve ser desdobrada em vários afazeres. Por esse motivo, uma das cinco dicas para mudar de vida é justamente a elaboração de uma lista de tarefas.

Não é exagero, será necessário você descrever tudo o que deve fazer para realizar cada meta e, consequentemente, cada projeto. As tarefas podem ser rotineiras, ou seja, ações que você precisa fazer dia após dia, ou atividades mais pontuais, que você realizará poucas vezes ou apenas em uma data específica.

E aqui é muito importante destacar que, uma vez listadas as tarefas, você deve se ater somente a elas e priorizá-las completamente. Isso significa deixar de lado outras atividades que lhe consomem tempo e energia, como assistir a séries de televisão, trocar mensagens no celular, ver vídeos na internet, etc.

4. Procure neutralizar as interferências

Sabemos que muitas pessoas possuem projetos, metas e listas de tarefas, mas, na hora em que se propõem a executá-las, deparam-se com interferências da rotina, de pessoas da família ou de problemas não resolvidos.

Para evitar que isso aconteça, você precisa fazer um “mapa de interferências”. Coloque no papel o que tem impedido você de realizar as suas tarefas e resolva essas questões.

Fazer isso é a mesma coisa que “limpar a pista”, o que vai proporcionar a você a chance de atravessá-la com muito mais velocidade para chegar onde deseja.

5. Monitore o seu avanço com um mentor

Parece bobeira não é mesmo ? Ou papo de coach? Mas não é! Nós temos muito a aprender com outras pessoas mais experientes e isso é beleo.

Publicidade - OTZAds

Não caia na arrogância de você é autossuficiente para fazer tudo. Nós podemos aprender muito com quem nós admiramos e isso é belo. Não há nada de errado.

Sim, ter um mentor pode ser um caminho fundamental para você conseguir realizar os seus projetos. Vou explicar por quê.

É muito complicado atingir um alto nível de rendimento em alguma área da vida sem o apoio de uma pessoa que já tenha feito isso, para monitorar, orientar e cobrar o seu desempenho. Essa figura será crucial para verificar periodicamente o seu avanço e guiar o seu percurso em direção à vida que você quer ter.

O seu mentor deve ser aquela pessoa que irá responder, durante toda a sua jornada, às perguntas: “Eu estou no caminho certo?”; “Como prosseguir?”; “Como atingir o objetivo tal?”.

Gostou das dicas ? Deixe seu comentário!